BANNER 4

terça-feira, 29 de junho de 2010

Karl Marx - Aula II

Afinal de contas, o que é MATERIALISMO HISTÓRICO?
E que relação tem o MATERIALISMO HISTÓRICO com a tal DIALÉTICA? E, mais ainda, qual a diferença entre a DIALÉTICA MARXISTA e a DIALÉTICA HEGELIANA?

Essas são perguntas que atormentam, de início, todo aquele que se inicia nos estudos sociológicos marxistas... mas são palavras-chave que, bem compreendidas, auxiliam, e muito, no entendimento da teoria marxista, em si, e das questões que podem ser levantadas quando se estudada essa teoria.

Vamos começar do começo.

Vimos na AULA I que Marx, assim como outros pensadores de seu tempo, tinham um objeto de estudo em comum: O SISTEMA CAPITALISTA, bem como as transformações da sociedade nas últimas décadas e século. Marx dedica, toda a sua obra, a entender o funcionamento deste sistema e, uma das dúvidas que ele teve de sanar foi a de COMO SURGIU O CAPITALISMO.

Antes de iniciar as suas pesquisas, quando jovem, Marx foi um dos que muito estudou um filósofo alemão chamado Hegel. Hegel, a partir de suas reflexões acerca do discursos e das idéias, chega ao entendimento do que fosse uma "dialética", que a forma como nascem as idéias e suas relações com a vida humana. Em suma, a dialética hegeliana diz que, no processo de concepção de uma idéia temos uma TESE (ou seja, uma idéia). Desta "tese", produzimos, em nossas vidas reais, uma SÍNTESE, que seria aquela idéia (tese) posta em prática e, consequentemente, em tensão com as nossas realidades individuais. Deste processo, é gerada uma ANTÍTESE, que seria uma nova idéia, contrária àquela primeira, ou seja, uma "anti-tese".

Voltando a Marx e à sua busca pelo entendimento de como "surgiu o capitalismo", Marx cria um método, a partir do qual ele estudaria a HISTÓRIA do capitalismo. Mas não uma história genérica. Para Marx, importava a história materialista. Por isso seu método ficou conhecido como MATERIALISMO HISTÓRICO: ele estava dando foco às relações materialistas ao longo de toda a história humana.

No desenvolvimento de seu método, ou seja, do MATERIALISMO HISTÓRICO, Marx utilizou dos conceitos estudados pela dialética hegeliana.
Todavia, notem que Hegel, com sua dialética, estuda as "IDÉIAS", que segiriam um ciclo. Por isso "dia (idéia) + lética (ciclos). Marx, porém, não se limita ao estudo das "idéias", mas da HISTÓRIA MATERIALISTA. Discordando da forma como Hegel propôs sua dialética, mas concordando em partes, Marx inverte a proposta de Hegel, gerando a sua própria dialética.
para Marx, a história humana também é dialética... também segue uma lógica ciclica. Mas, diferentemente da concepção em Hegel, em Marx teremos uma TESE (um contexto histórico) e, depois teremos um novo contexto, contrário ao primeiro (ANTÍTESE). Do processo de tensionamento desses dois, gerar-se-á uma (SÍNTESE), como que um resumo daquele tensionamento.

Notem:
Em Hegel temos: (TESE-SÍNTESE-ANTÍTESE)
Em Marx temos: (TESE-ANTÍTESE-SÍNTESE)

Então, o método utilizado por Marx em seus estudos foi o MATERIALISMOS HISTÓRICO, porque ele estava estudando as relações materiais da história humana.
Ele desenvolveu este método a partir da sua concpeção de DIALÉTICA, que diferenciava da dialética hegeliana.

Para Marx, no processo histórico, tinhamos, então:

Uma TESE (O Capitalismo) - uma ANTÍTESE (Socialismo) - e uma SÍNTESE (Comunismo)

Esta SÍNTESE, será uma nova TESE, que, no futuro, terá uma antítese e gerará uma síntese, que será uma nova tese, que terá uma antítese e gerará uma síntese (...).

Um comentário:

  1. Adorei!!!muito bom me ajudou bastante.Agora tenho mais noção do que dialética marxista.

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam deste artigo? Pode soltar o verbo!