BANNER 4

quarta-feira, 9 de junho de 2010

KARL MARX: Aula I

Todos temos a tendência de, num primeiro contato com a teoria de Marx, nos deixarmos levar por aquilo que se "fala" sobre o mesmo. Chavões como "capitalismo", "socialismo" e "comunismo" são comuns quando o assunto é Karl Marx. Todavia - e principalmente na internet - o debate em torno deste pensador se torna algo muito incipiente, sobretudo quando tendemos a falar no Marx Político e nos esquecemos do Marx Cientista: filósofo, economista (...).
Claro! Falar de Marx e sua teoria implica falar em capitalismo, socialismo, comunismo. Mas isto visualisado o pano de fundo sobre o qual Marx viveu e dissertou: estamos falando do Séc. XIX, apogeu do "capitalismo de então"(1).
Todavia, vamos ao que nos interessa por enquanto:
Iniciado um "movimento" em busca da "ciência que dê conta explicar, metodologicamente, a sociedade", Marx, mesmo nunca assumindo o título de "sociólogo", ao analisar a sociedade capitalista de então e as mazelas por ela causadas, ele quis investigar O QUE ERA O CAPITALISMO. Ora, que sistema social é esse, dito racional (2), promove lucro e riqueza a uns às custas da miséria de uma maioria? Era esta a pergunta feita por Marx a ele mesmo.
Veja! Não estou aqui "defendendo" Marx ou postando a ele o título de guardião de "toda bondade do mundo" e nem nada parecido. Mas o fato é que não só ele mas distintos pensadores, fossem eles liberais, socialistas utópicos ou científicos, se faziam essa pergunta. Vejamos que estamos falando de um contexto europeu pouco posteiro à Revolução Inglesa, onde é inalgurada a todo vapor - literalmente - a produção em série e máquinas fazem o trabalho de homens que são dispensados, o que provocou desemprego e desvalorização da mão-de-obra. Aumenta-se, então a miséria e, consequentemente, a criminalidade etc..
Dessa forma, focado naquela questão: O QUE É O CAPITALISMO, Marx atentou os seus estudos para a ORIGEM DESSA SOCIEDADE. Para tal, desenvolveu um método, que ficou conhecido como MATERIALISMO HISTÓRICO.
Para entender este seu método de estudo, teremos que entender, antes, como Marx chegou à formulação do mesmo. Teremos que compreender, então, o conceito de DIALÉTICA e de ESTADO e SOCIEDADE em sua perspectiva. Mas isto fica para a Aula II.
A priori, famos focalizar o seguinte:
Falar em Marx é falar de Europa no Séc. XVIII e XIX.
Uma palavra-chave em seu estudo é CAPITALISMO. Tal palavra-chave implica conhecermos os dois grandes fatores que propiaram o surgimento  da mesma, quais sejam: Revolução Inglesa e Revolução Francesa.
Para estudar a ORIGEM DO CAPITALISMO, Marx desenvolveu um método que chamou de MATERIALISMO HISTÓRICO.
 ___________________________________________

DICA DE PESQUISA: O que foram e quais as consequências das Revoluções Inglesa e Francesa?

 ___________________________________________


(1) - Durante o curso de Sociologia falaremos sobre vários capitalismos, reportando àquilo que chamarei de "plasticidade do capitalismo".
(2) - Veja que estamos falando de um contexto em que se inalgura o Iluministmo e, juntada as Revoluções Inglesa e Francesa, temos na Razão o porto antes ocupado pela Teologia e pela Metafísica.

2 comentários:

  1. Gostei muito de suas aulas não fugiu de nenhum (introdutório)sobre o pensar de Marx na Sociologia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. é o marx nessa imagem?

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam deste artigo? Pode soltar o verbo!