BANNER 4

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Introdução à Sociologia

A Sociologia, ou Ciências Sociais, tem sua origem com o final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX. São vários aqueles que titulam a sua paternidade: August Comte e Durkheim, por exemplo. Mas vamos colocar os pingos nos devidos i’s.
Com o fim do Século XVIII e com o Iluminismo, a Ciência, como um todo, buscava o seu espaço como fundamento que pudesse aferir verdades aos fenômenos: físicos, geológicos, biológicos, químicos e, claro, sociais. Era a ascensão da RAZÃO sobre o senso comum. Dessa forma, ganha-se respaldo aquelas ciências, sobretudo as chamadas “Ciências Naturais”.
A Filosofia, até então, era o único instrumento de reflexão sobre todos e quaisquer fenômenos da vida humana. Subdividida em duas categorias: Teologia e Metafísica, a filosofia ou dogmatizava a verdade da igreja (teologia) ou abstraía, das idéias, reflexões relativas em torno de qualquer fenômeno (metafísica).
Dois acontecimentos foram cruciais na História que marcaram o Séc. XVIII: as revoluções burguesas Industrial e Francesa. As transformações propiciadas por essas revoluções são e foram sentidas em todo o mundo. Transformações em todas as esferas: econômica, política, cultural e social. Transformações que deram carona à consolidação do que chamamos, hoje, de Sistema Capitalista.
Bem.. tais transformações não poderiam mais serem explicadas pelo dogmatismo da Teologia (“Deus quis assim”) e nem pelo relativismo da Metafísica, onde tudo é verdade e não é, ao mesmo tempo. Eram precisas explicações reais para os fenômenos sociais que o mundo estava experimentando.
Auguste Comte foi, então, o primeiro a pensar uma Ciências que pudesse direcionar um olhar metodológico à sociedade, retirando, da mesma, conceitos a partir de experimentos. Chamou essa Ciência de POSITIVISMO.

Podemos lembrar o sinal de “mais” (+) para caracterizarmos o POSITIVISMO. Positivismo de positivo, ou “+”, que lembra o Plano Cartesiano, de René Descartes, já que a Ciência racional ou, cartesiana, estava em expansão.
Entretanto, somente no Séc. XIX, Emile Durkheim criou a Cadeira de Sociologia na Universidade de Sourbone, na França e, assim, criou a Sociologia tal qual conhecemos hoje, dando à mesma, objeto de estudo e instrumentos de estudo. Uma espécie de cartilha dizendo o que o sociólogo deve estudar e como ele deve estudar.
As palavras-chave que devemos guardar, então, ao falarmos sobre o Surgimento e a Consolidação da Sociologia é: Revolução Industrial, Revolução Francesa, Consolidação do Sistema Capitalista, Positivismo (primeira manifestação sociológica), Auguste Comte (criador do Positivismo) e Emile Durkheim (criador da Sociologia como disciplina universitária).

Um comentário:

  1. Positovismo pra essa explicação

    assim até uma criança do ensino fundamental aprende!!

    boa (sinal de positivo com o polegar)

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam deste artigo? Pode soltar o verbo!